Mamilos invertidos… há solução?

Quando todo o mamilo ou parte dele está escondido na no centro da areola, estamos perante os mamilos invertidos. Ao contrário do que pensamos é uma situação relativamente comum, afetando entre 2 a 10% das mulheres.

A razão do problema pode estar relacionada com o facto de os canais que excretam o leite serem demasiado curtos e por isso tracionam o mamilo para baixo, com a presença de bandas fibrosas que prendem o mamilo ou com a falta de tecido de sustentação debaixo dele, deixando-o sem suporte e assim, deprimido. Mamilos invertidos estão na origem de vários problemas (inflamação, irritação da pele, incapacidade de amamentar) e interfere com a autoestima da mulher, podendo ser uma fonte de stress psicológico.

Por todos estes motivos, importa saber que há solução! É recomendada a correção para que a qualidade de vida destas mulheres melhore. Através de uma pequena cirurgia, que se pode realizar com anestesia local, o mamilo é exteriorizado e fixo nessa posição. Também é possível fazer a correção dos mamilos invertidos juntamente com outro procedimento cirúrgico da mama (aumento, redução).