O Nanopore é um tratamento de microneedling que, através da punção de microagulhas, estimula a pele e permite melhorar cicatrizes, manchas, estrias e até rugas. No combate à queda de cabelo também tem provas dadas.

Este dispositivo em forma de lápis, tem entre 5 a 9 microagulhas na ponta que alcançam velocidades entre os 50 a 150 impulsos por segundo. Esta velocidade torna o tratamento praticamente indolor e, dependendo da sensibilidade da pele da paciente, é possível graduar a profundidade a que as agulhas penetram nas camadas da pele. O tempo de recuperação é de horas. Geralmente, duas horas depois do tratamento já não há sinais de estimulação mecânica.

Mas não é somente o estímulo mecânico que carateriza este tratamento. Um cocktail de substancias especificas com diferentes finalidades são utilizadas em simultâneo para impregnar esses microporos causados pela punção. Assim o estimulo do colagénio fica fortificado, as rugas e as linhas de expressão são trabalhadas com complexos reafirmantes ,e as manchas, com moléculas que atuam diretamente no metabolismo da melanina. Estes substancias são preparadas segundo os princípios da nanotecnologia, isto é, com propriedades especificas que asseguram o seu contacto com as células a nível molecular. Os orifícios da micropunção facilitam a penetração destas substancias na profundidade correta.

Os resultados são observados desde o primeiro tratamento, contudo, a evolução é gradual e cumulativa, isto é, os resultados são gradualmente melhores e potenciam-se. Os tratamentos devem acontecer com intervalos de 3 a 4 semanas.

O mecanismo de ação é composto por duas fases:

1
– incremento da penetração transdermica, através das microperfurações que abrem o caminho aos princípios ativos aplicados

2
– estimula a própria pele, aumentando a produção de colagénio na derme, a regeneração e criação de novos vasos e por fim, intensifica os mecanismos de autorreparação da pele.

A precisão da penetração das agulhas é maxima, a epiderme (camada mais superificial da pele) sofre um trauma mínimo e daí a rápida recuperação.

Os benefícios deste tratamento são transversais a todos os tipos de pele – jovens, envelhecidas, oleosas ou secas. Este é um tratamento indicado para  manchas e marcas de acne que se tornam menos evidentes e podem mesmo desaparecer. A flacidez em áreas localizadas na face e mãos tem uma evolução bastante positiva. Por fim as estrias, cicatrizes que são tão difíceis de tratar, também melhoram com o nanopore.

Leia também o artigo: Melhorar a qualidade da pele: Nanopore Turbo-Roller