Consulta de Psiconutrição



Sentirmo-nos bem dentro do nosso corpo é um componente essencial para uma vida equilibrada e feliz. No entanto, a perda de peso, e a satisfação com o nosso corpo de uma forma geral, vão muito além da dieta, do exercício e da cosmética, pois são essencialmente o reflexo das nossas crenças internas e dos nossos pensamentos.

O ritmo acelerado e as exigências do estilo de vida actual promovem um ambiente de stress contínuo, deixando-nos pouco tempo para fazer escolhas alimentares saudáveis e tomar consciência das emoções e vivências diárias, e muitas vezes restringem ou perturbam os nossos padrões de sono.

Tanto a privação de sono como o stress crónico têm efeitos negativos sobre o peso e a saúde de uma forma global, sendo que o primeiro diminui os níveis de energia e estimula o desejo por fontes de hidratos de carbono, e o segundo promove a ingestão calórica. Adicionalmente, muitas pessoas utilizam a alimentação como escape para o stress, frequentemente de forma inconsciente.

Por outro lado, o excesso de peso, a distorção da visão corporal e as escolhas alimentares pouco saudáveis contribuem frequentemente para a sensação de culpabilidade e ansiedade em relação aos hábitos alimentares, assim como para uma baixa auto-estima, acompanhada de sintomatologia ansiosa/depressiva.

A consulta de psiconutrição visa, assim, minimizar o stress, identificar a ansiedade ou os sintomas depressivos contributivos do excesso de peso, assim como detectar e eliminar eficazmente estratégias alimentares disfuncionais associadas aos mesmos. A abordagem é realizada de forma holística e integrada, com especial enfoque na consciência da relação corpo-mente e do impacto do equilíbrio emocional na saúde e forma física.
LIGAR AGORA
INFORMAÇÕES
MARCAÇÕES