A Rinoplastia é uma cirurgia plástica indicada para correção funcional e estética do nariz, que permite corrigir as alterações e caraterísticas que incomodam o paciente. Do ponto de vista funcional, pode ser necessária a correção de desvios do septo nasal, remoção do tecido esponjoso que se encontra em excesso e, desta forma, melhorar a permeabilidade nasal e a respiração. Do ponto de vista estético, a rinoplastia permite corrigir o dorso, trabalhar a ponta nasal, diminuir as dimensões do nariz e alterar a projeção.

Previamente à rinoplastia, o paciente deve ser avaliado clinicamente e deve fazer exames complementares para melhor caraterizar a estrutura esquelética e cartilagínea do nariz, bem como a vertente funcional da respiração nasal.

A gestão de expetativas é fundamental, pois uma intervenção cirurgia ao nariz não deve ter como objetivo a transformação do mesmo, mas a preservação ao máximo das caraterísticas individuais do nariz, com alteração apenas dos aspetos que não estão bem, ou que incomodam.

A Rinomodelação não é um procedimento cirúrgico, portanto não é capaz de alterações definitivas, nem drásticas, para além de não interferir na parte funcional da estrutura nasal. É um procedimento que se realiza com anestesia local, e consiste na aplicação estratégica de ácido hialurónico em determinadas zonas do nariz para modelar as suas caraterísticas: corrigir o dorso, projetar ou rodar a ponta e corrigir pequenas assimetrias e imperfeições. É indolor e os resultados são imediatos.

Saiba mais sobre a Rinoplastia e Rinomodelação e todos os tratamentos e intervenções que pode fazer ao seu Rosto na Clínica da Dra. Ana Silva Guerra em LisboaFale connosco!