Levantamento do Peito - Mastopexia – Dra Ana Silva Guerra

Mastopexia
ou Levantamento do Peito

Com o passar do tempo, factores como a gravidez, as alterações de peso ou então, a própria força da gravidade têm repercussões na mama feminina. À medida que a pele perde elasticidade, a mama sofre alterações na sua forma e na sua firmeza, começando a “cair”.

A mastopexia permite levantar e remodelar a mama, bem como corrigir o excesso de pele que a torna pendente, “caída” recolocando-a numa posição mais anatómica. A mastopexia permite também reduzir o tamanho da areola (aquela pele mais escura em torno do mamilo). Se o volume da mama é demasiado pequeno ou, por outro lado, demasiado grande, pode ser recomendado um procedimento adicional (de aumento ou redução, respectivamente) associado ao “lift”. Este é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados actualmente, com importante impacto na auto-estima e na qualidade de vida da mulher.

Podemos pensar numa mastopexia perante as seguintes situações:

• se procura uma silhueta mais proporcionada ou mais atraente;

• se deseja que a mama tenha uma posição/forma mais harmoniosa e que não “caia” assim que tira o soutien;

• quando as alterações pós gravídicas, um processo de perda de peso ou simplesmente o envelhecimento afetaram negativamente o tamanho e a forma da mama;

• restaurar a simetria, quando uma das mamas é mais pequena ou diferente da outra;

• corrigir ou melhorar assimetrias congénitas (ex. mama tuberosa)

A cirurgia mamária, quando isolada (isto é, quando não é combinada com outro procedimento major) é um procedimento que implica uma estadia hospitalar curta. Pode acontecer que seja um procedimento ambulatório, sem nenhuma noite de internamento, ou um procedimento que exija mais umas horas de vigilância e, por isso, uma estadia de uma noite.

A recuperação, de forma genérica, não é complicada. A dor é perfeitamente contralada com a terapêutica analgésica prescrita e a limitação mais importante relaciona-se com a elevação dos braços, que não devem, nos primeiros 15 dias, ultrapassar a altura dos ombros.

Há necessidade de um sutiã de contenção especifico, para manter os tecidos estáveis, sem tensão sobre as cicatrizes.


Dúvidas?

Coloque-me as suas questões.

DÚVIDAS, PREÇOS E OUTRAS INFORMAÇÕES


Marcar consulta