Microneedling ou microagulhamento

O que é o microneedling?

É uma técnica não cirúrgica, não invasiva. O resultado final passa pela melhoria da textura da pele, minimizar as rugas finas e as linhas já vincadas bem como diminuir as manchas da pele. Depois de aplicado um creme anestésico, são criados na pele microcanais com um dispositivo mecânico automatizado. Esta microagressão da pele, da derme mais especificamente, é indutora da síntese de colagénio e permite a melhoria de cicatrizes inestéticas como as marcas da acne e as estrias. Além do estímulo mecânico, a estimulação química com substâncias específicas e direcionadas para o problema em questão, também acontece. Através das micropunções é possível otimizar a penetração intradérmica de vitaminas e outras substâncias ativas que também contribuem para a melhoria das condições da pele – manchas, flacidez, estrias, oleosidade.

Onde é que esta técnica pode ser utilizada?

A técnica do microagulhamento pode ser utilizada na face, pescoço, decote, braços, pernas e abdómen. Onde houver evidência de que a pele está fragilizada, fina e danificada pelo sol. Tem excelentes resultados em regiões com cicatrizes alargadas, deprimidas, deformidades de contorno ou estrias. Verifica-se o aumento de espessura da pele, curiosamente, uma menor visibilidade dos pequenos vasos ou capilares que teimam em aparecer com o tempo.

Apesar de não ser uma técnica de resurfacing, a micropunção tem tido um resultado significativo nas manchas e hiperpigmentações, sobretudo quando combinada com determinados princípios ativos.

O tratamento da região labial tem tido muito sucesso com o microagulhamento. As rugas finas verticais que até desmotivam a aplicação do batom, são progressivamente eliminadas, bem como as manchas mais escuras, tão comuns nesta zona.

Quantas sessões são necessárias?

Esta é uma técnica em tudo muito idêntica ao LASER fracionado, só que em vez da energia mecânica, usa a energia térmica e consegue ser muito mais acessível. Assim, tal como o LASER requer vários tratamentos, também o microagulhamento o exige. Entre quatro a seis sessões, dependendo da gravidade. Uma vez alcançado o resultado pretendido, é recomendada a manutenção dos resultados com uma a duas sessões anuais.

Fico com marcas? Quanto tempo?

Depois de cada sessão é esperado que fique mais rosada por um período aproximado de 2 a 3 dias. É um tratamento ideal para fazer mesmo antes do fim de semana e no inicio da próxima semana estará pronta! Outra boa noticia é que pode usar maquilhagem (adequada) a logo no dia seguinte. Vai sentir um ligeiro ardor nas horas imediatas, alguma firmeza da pele e pode descamar ligeiramente. Os resultados são esperados entre as duas e as três semanas.

A técnica do microneedling tem vindo a evoluir ao longo dos anos. As técnicas de punção variam entre os rollers e a micropunção mecânica. O ideal é limitar a penetração à junção dérmica e epidérmica e durante a passagem das microagulhas são aplicados os princípios ativos chave. Sabemos que o microneedling é um processo mas os resultados estão dependentes de como a técnica é realizada.

Dúvidas?

Coloque as suas questões.

LIGAR AGORA
INFORMAÇÕES
MARCAÇÕES