Tratamento de Rugas – Dra Ana Silva Guerra

Tratamento de Rugas
com Toxina Botulínica

A formação de rugas e pregas e sulcos cutâneas é um componente normal e natural inerente ao processo de envelhecimento. À medida que nos aproximamos dos 30/40 anos, finas linhas, rugas e pregas vão começando progressivamente a instalar-se, sobretudo na face, o nosso principal meio de comunicação. Inicialmente, estas pequenas alterações são mais evidentes com a mimica facial (rugas dinâmicas) e surgem quando nos rimos ou franzimos a testa, pois resultam da contração dos músculos faciais. As diferenças na cinética muscular (umas pessoas são mais expressivas que outras) traduzem-se na maior ou menor precocidade no aparecimento de rugas.

Com o passar do tempo, a contração repetida destes músculos por baixo da pele vai culminar no agravamento de todas estas alterações, e assim, instalam-se rugas profundas, pregas e sulcos que não já desaparecem com o relaxamento dos músculos, ou seja tornam-se permanentes.

A Toxina Botulínica tipo A, uma proteína altamente purificada que se extrai de uma bactéria, tem a capacidade de relaxar os músculos faciais, preservando a mimica facial, mas evitando forças exageradas que causem “danos” à superfície cutânea, protegendo a pele do aparecimento das rugas e sulcos.

A aplicação realiza-se com agulhas muito finas e é praticamente indolor. O gelo local é o suficiente para suavizar algum desconforto. É realizada em ambiente de consulta.

Os resultados começam a ser percetíveis entre o 3º e o 7º dia, no entanto o efeito é máximo aos 15 dias. Nessa altura é aconselhável fazer a revisão e assim avaliar se é necessário efetuar algum retoque. A duração do efeito oscila entre os 3 e os 6 meses dependendo das características individuais de cada paciente e dos seus hábitos.

A diminuição da força de contração muscular decorrente do tratamento tem um efeito direto por um lado, o rejuvenescimento da expressão e a diminuição das rugas, e um efeito indireto por outro, a prevenção do agravamento das rugas tratadas.


Dúvidas?

Coloque-me as suas questões.

DÚVIDAS, PREÇOS E OUTRAS INFORMAÇÕES